Qual a importância da calibração?
Pneus muito vazios ou cheios demais interferem diretamente no gasto de combustível e no conforto dos passageiros a bordo. Calibrar de forma incorreta prejudica a própria duração dos compostos. A pressão adequada está descrita no manual do automóvel, podendo também ser reproduzida em etiquetas no batente da porta do condutor ou na tampa do bocal do tanque. Assista ao vídeo e aprenda como fazer a calibração.
Devo fazer rodízio dos meus pneus?
O rodízio deve ser feito em intervalos previstos no manual, a fim de compensar diferenças de desgaste. Tal prática aumenta a durabilidade do produto e garante boa estabilidade. Caso tenha perdido o manual, siga o padrão de realizar o prcedimento a cada 5.000 km (pneus diagonais) ou 8.000 km (modelos radiais). Confira na ilustração acima a ordem correta do rodízio.
Balanceamento é obrigatório?
Deve ser efetuado em cada conjunto pneu-aro. Portanto, ao trocar o pneu não haverá jeito: é preciso balancear.
Com que frequência faço o alinhamento?
A cada 10.000 km ou a cada 5.000 km, caso se faça o rodízio). Entretanto, outros indicadores podem sugerir que é hora de realizar o serviço: se o carro está puxando para um lado; se os pneus ?cantam? à toa em qualquer curva ou velocidade; se o “ombro” do pneu apresenta desgaste excessivo; se a banda de rodagem degrada em forma de escamas; se um composto está desgastando mais que o outro; se há trepidação das rodas dianteiras ou vibração excessiva do carro; se a direção está mais rígida e pesada; se o carro caiu de forma brusca em buracos de rua. Atenção: embora recomendável, o alinhamento não é obrigatório na hora de trocar caso tenha sido feito pouco tempo antes.
Afinal, qual a hora de trocar?
A dica mais usual é procurar por três letrinhas: TWI (sigla de “Tread Wear Indicator”, ou “indicador de desgaste da banda”), que aparece de quatro a oito vezes em toda a volta do pneu. Se as letras começarem a ser ?comidas?, é hora de fazer a troca. Fique de olho também nos ressaltos de borracha entre os sulcos dos pneus ? que têm 1,6 mm de profundidade. Se chegarem ao limite é porque o pneu chegou a um nível de desgaste preocupante.
Posso trocar o jogo inteiro por pneus de medidas diferentes?
Sim, mas é necessário respeitar a equivalência, ou seja, manter o diâmetro externo equivalente ao dos pneus originais. Caso contrário, corre-se o o risco de ter a leitura do velocímetro errada. Isso ainda interfere na altura do automóvel em relação ao solo, afetando a estabilidade e o comportamento dinâmico do carro. No caso de pneus maiores, pode haver aumento de consumo de combustível, pois o veículo demandará mais força do motor. Além disso, pneus de diâmetro ou largura maiores poderão raspar nas suspensões ou carroceria.
Quais os riscos de usar pneus desgastados?
Há riscos de estouro, maior suscetibilidade a aquaplanagens e derrapagens, e perda do poder de frenagem. Lembrando que trafegar com pneus fora das condições mínimas de utilização configura infração grave, com multa de R$ 127,69, punição de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e até apreensão do veículo.
Fonte: https://carros.uol.com.br/listas/pneu-ajuda-a-reduzir-o-consumo-se-voce-fizer-sua-parte-veja-10-dicas.htm