CÂMBIO AUTOMÁTICO OU MANUAL? QUAL ESCOLHER?

CÂMBIO AUTOMÁTICO OU MANUAL? QUAL ESCOLHER?

CÂMBIO AUTOMÁTICO OU MANUAL? QUAL ESCOLHER?

“Se você ainda não decidiu se compra um carro com câmbio automático ou manual, veio ao post certo. Reunimos as principais características de cada modelo e pra quais situações cada um é indicado. Vamos conferir?

PRÓS E CONTRAS DE CADA OPÇÃO

Pra começar, uma informação que provavelmente vai pegar você de surpresa. Você sabia que a tecnologia do câmbio automático como se conhece hoje é fruto da imaginação de dois brasileiros? Fernando Iehly de Lemos e José Braz Araripe desenvolveram a ideia e venderam a patente para a General Motors em 1932 e os primeiros carros a adotarem o câmbio automático saíram da fábrica para as ruas em 1939. No Brasil, durante décadas ele foi conhecido como câmbio hidramático.

Conforto ou Controle?

 

câmbio automático é facilmente relacionado a mais conforto para o motorista na hora de dirigir. O fato de deixar o pé esquerdo livre e não se preocupar com a troca de marchas já uma grande ajuda para quem pega trânsito pesado nas grandes cidades todos os dias.

Já o câmbio manual é o preferido para quem não dispensa o total controle sobre o carro, podendo adequar as marchas para cada situação de acordo com seu gosto. É a opção ideal para quem mora em lugares sem muito congestionamento e para pessoas que têm prazer em dirigir.

 

Gastos com manutenção

 

câmbio automático vai exigir mais do seu bolso caso precise de algum reparo, pois a tecnologia e a complexidade em relação ao câmbio manual acabam refletindo no preço da manutenção.

Porém, o câmbio manual, apesar de ter uma manutenção mais barata, tende a perder no quesito durabilidade. Na hora de calcular os gastos entre câmbio automático ou manual, lembre destes detalhes: automático estraga com menos frequência, mas é mais caro para arrumar. Manual exige reparo com mais frequência, mas é mais barato na manutenção.

Vale destacar também que o uso incorreto das marchas no câmbio manual pode resultar em aumento de consumo de combustível, queima da embreagem e prejuízo ao motor.

 

Quem consome mais combustível?

 

Na hora de abastecer há quem também leve em conta o sistema de funcionamento do câmbio automático ou manual. O automático tem a fama de consumir mais combustível por fazer a troca de marcha em alta rotação, diferente do manual. Mas os modelos mais recentes (e os próximos que ainda estão por vir) já estão se atentando para este detalhe e cada vez mais trazem tecnologia empregada para manter a rotação quase inalterada durante a troca de marchas, resultando em uma diferença cada vez menos expressiva entre as duas opções.

Como vimos logo acima, a troca de marchas feita de maneira errada no câmbio manual pode resultar também em mais consumo de combustível, então fique atento se optar pelo manual.”

Fonte: Site Geração Seminovos

Escreva um Comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Artigos Relacionados

WhatsApp chat

Enter your keyword